quinta-feira, 15 de março de 2012

Comentário do Evangelho - 15.03.12- PADRE FERNANDO CARDOSO


15 de março de 2012
O Evangelista Lucas nos diz que, certa vez, Jesus curou um mudo, e a oposição judaica trouxe a explicação: “é por poder satânico, é por poder de Belzebu, o príncipe dos demônios, que Ele expele demônios.” A estes, Jesus retrucou com uma parábola curta, que hoje, nesta feria Quaresmal, nos serve para reflexão, pausa e meditação: “Quando um home forte e bem armado guarda a sua casa, seus bens estão seguros. Se, porém, sobrevier um mais forte do que ele, arranca-o de onde estava, aprisiona-o e reparte tudo o que então estava guardado.”
Quem é, perguntamos nós, este homem forte que, primeiramente, guarda bem a sua casa? É evidente que é Satanás. E o que quer dizer esta parábola? Quer dizer que existem muitas pessoas que estão neste estado; existem muitas pessoas que estão tão longe de Deus, tão longe da intimidade com Deus, tão distantes de Deus, que se parecem muito claramente com pessoas aprisionadas. E por quem? Por um forte bem armado.
Meus caríssimos irmãos, Satanás possui o domínio dos corações de muitas pessoas. Se, no entanto, e queira Deus que isto aconteça ao longo desta Quaresma, sobrevier um mais forte – e Este mais forte é Jesus Cristo – poderá expulsar Satanás, e assumir para Si, aqueles que eram seus prisioneiros, e agora se transformam em libertos; livres em Jesus Cristo.
Queira Deus que isto aconteça com cada um de nós, e ninguém diga que nunca foi vítima de Satanás; ninguém diga que nunca esteve, por um minuto sequer, sob o domínio e subjugado por forças demoníacas. Não me refiro, evidentemente, a casos extremos de possessão diabólica. Existem muitas maneiras de ser súdito de Satanás; existem muitas maneiras de se viver naquele círculo infernal, cujo epicentro é Satanás.
E assim consideradas as coisas, muitos de nós fomos vitimados por isto e vivemos, uns mais, outros menos, uns mais superficialmente e outros mais profundamente, ligados a Satanás. Não se esqueçam: existem pessoas que fazem o mal neste mundo, por gosto satânico de realizar o que é perverso, quase que uma espécie de gosto, de alegria, em um mal perpetrado. Existem estas pessoas. Existem outros, também que, embora não tenham chegado a este nível, estão girando em um mesmo círculo; tem ali, no centro, Satanás.
Todos estes, caríssimos irmãos, são, enquanto é tempo, enquanto ainda dispõem de certa liberdade, convidados a se voltar para Cristo. A graça de Deus nos acompanha, mas não violenta a liberdade de ninguém. Se alguém quiser continuar nesse estado e nessa vida, continuará. Se, porém, olhar para Deus, uma graça Quaresmal receberá, para sair de onde está, e participar da vida e da luz de Jesus Cristo.